terça-feira, 24 de agosto de 2010

Avatar FiliPêra

[Aniversário] Três anos e Slow Blogging

  42-1

Anteontem o NSN fez três anos. Me sinto muito feliz de ter chegado tão longe nesse mundo efêmero da internet, à frente de uma equipe cada vez melhor e de leitores igualmente superlativos. Sem o NSN creio que minha visão de mundo seria bem diferente, tanto pelo que me cobro para escrever em cada texto, quanto pela liberdade que tenho. Foi com o NSN - que foi fundado antes que Eu entrasse no curso de Jornalismo - que aprendi a escrever de modo minimamente aceitável e crítico, assim como aprendi como é deixar os leitores livres para falar o que pensam dos seus textos - coisa que os jornais odeiam, diga-se de passagem. Aprendi também como deve agir um Editor de verdade - incentivando a criatividade e não cortando textos. Sem ele não iria na Campus Party e na Erotika Fair e conhecido pessoas maravilhosas. Se voltasse três anos no tempo faria tudo de novo, dedicaria todas as madrugadas que dediquei, escreveria todas as linhas que escrevi e twittaria todas as tranqueiras que twittei. Eu sei, vocês já leram esse papo, mas realmente não me canso de repeti-lo.

Nesse meio tempo nossa equipe cresceu (só com contas oficiais aqui no blog, temos 10 pessoas, fora os colaboradores esporádicos), nosso número de leitores cresceu (hoje temos uma média de 10 mil pageviews por dia, sem precisar de capas do Yahoo!) e creio que mantivemos nossa qualidade. Fico mais feliz pelo fato de que o NSN depende menos de mim agora. Lógico que ainda escrevo boa parte do que está aqui, mas vários colaboradores enviam textos e sugestões de textos, e com isso posso me dedicar também a outros projetos. Definitivamente, esse não é mais o blog do FiliPêra/Voz do Além, e é era exatamente isso que buscava desde início. Acredito administrar esse espaço da forma mais anárquica possível, de forma que todos são iguais, e mesmo que isso já tenha trago certos problemas, não saberia fazer de forma diferente.

Nesse momento talvez você esteja questionando o que será do NSN após o surgimento da Mob Ground. Não mentirei, nossa frequência de postagens naturalmente diminuirá - como já diminuiu, no segundo ano tivemos 1172 posts e nesse terceiro 941. E Eu busco isso a certo tempo. Sou extremamente lerdo na construção de um texto e, de uns tempos para cá, estou incomodado com a escrita diária. Para escrever e revisar um texto simples, de uns dois mil caracteres, gasto uma meia hora e pesquiso duas ou três fontes (aquela fonte no fim do texto, é só a principal, sempre procuro corroborar as informações caçando-as em outros cantos). Então, imagine quanto gasto para escrever um texto razoavelmente longo e complexo… com exceção dos essencialmente opinativos, como as resenhas (principalmente de filmes) e os textos da HyperEspaço, gasto bastante tempo, geralmente mais de uma tarde. E ter que vencer uma obrigação auto-imposta de obrigatoriamente postar três textos diariamente atrapalha o processo de escrever algo mais longo e reflexivo, justamente meus textos preferidos.

Na verdade, odeio o conceito de tempo e me pus a refletir sobre isso ontem - prazos já odeio de longa data, e todo o mundo sabe disso. Dividir o dia mecanicamente em tarefas - ler, almoçar, escrever, trabalhar - é algo que soterra qualquer possibilidade de se fazer algo criativo. Por isso evito cair em rotinas no processo de escrita, como escrevi num email para a equipe da revista - um dia torno aqueles emails públicos. E ter que entregar três textos diários é uma armadilha criativa, embora vocês com certeza já perceberam que não estamos mais escrevendo com essa frequência, principalmente Eu.

E no quarto ano farei o possível para manter a frequência diária - ao menos dois textos, menos nos finais de semana - mesmo que meu tempo provavelmente será ainda mais escasso. Estou em fase de conclusão da faculdade, indo pro meu último ano em 2011, e preciso fazer meu TCC - que provavelmente terá o tema relacionado a Pirataria/ Compartilhamento, graças a um texto gigantesco que estou concluindo pra revista. Como odeio trabalhar e quero evitar empregos convencionais a todo custo, tenho dois caminhos à frente após a conclusão dos curso de Jornalismo: mestrado em Comunicação ou graduação em Filosofia - conseguindo uma bolsa de incentivo a pesquisa em qualquer um dos casos. Não sou o maior fã da Academia, é um ambiente fechado e recheado de egos inchados, além de possuir uma série de ferramentas castradoras. Mas entre ela e um emprego convencional(a não ser que uma das minhas revistas preferidas me dêem emprego depois de receberem meu currículo), prefiro ela, é mais propícia a criação. E pra prosseguir nela, preciso me preparar, lendo e lendo bastante. Já passei por muita coisa com relação a disponibilidade de tempo - estudei de manhã e a noite, trabalhando a tarde; já fui demitido sumariamente por causa de Twitter - e mantive o NSN a todo vapor, mas sinto que agora a mudança está partindo de mim. Aquele surto doido de escrever sobre tudo o mais rápido possível está acabando, estou me tornando cada vez mais reflexivo e cético. Não significa que estou cansando do modo de fazer blogs, como muitos blogueiros por aí. Não, acho que é a maneira perfeita de se desenvolver as coisas da forma que gosto e só perde pra revistas em questão de formato de mídia jornalística.

O ano de 2010 até aqui foi o que menos li livros - nove, ao todo - desde a 4º série, acho. Mesmo que tenha lido montanhas de textos na internet, e dúzias de trabalhos acadêmicos e ensaios de autores importantes - principalmente teóricos -, sou retrô o bastante para contar minha leitura em livros. Obviamente que considero o ano proveitoso, li bastante coisa importante, mas sinto ser menos do que preciso.

Mas, uma coisa é certa: o NSN não acabará tão cedo (renovei os direitos sobre nosso domínio por mais um ano poucas horas atrás), nem se tornará um daqueles blogs com textos a cada um mês que vão morrendo aos poucos. Manteremos nossa regularidade diária, mas num ritmo menor.

Agora, meus textos preferidos, sem qualquer ordem ou critério de classificação (e são muitos)…

 

FiliPêra

[Resenhas de filmes]

A Origem

Apenas o Fim

Kick-Ass: Quebrando Tudo

Primer

Avatar - 2D

(500) Days of Summer

O Terror no Afeganistão na Tela Grande

[Maratona] Trilogia do Anel - Versão Estendida

[Capetalismo Addendum #2] Uma História de Amor

Os 22 melhores finais da história do cinema

[Outras Matérias]

O Jornalismo Rock ‘n Roll

[HyperEspaço #19] Os Sofistas e o estiloso chute nos bagos da Verdade Universal

[HyperEspaço #18] Arte x Entretenimento

[Lost] A Saída do Careca e a Síndrome de Shyamalan  / Lost e uma importante lição: leia quadrinhos!

[#ErotikaFair] A perfeição das Fetish Dolls / [#ErotikaFair] Qual é a salvação do pornô?

O Evangelho Segundo o Opera: O Caminho | A Verdade | A Vida

A Imprensa capixaba é livre… mas aparentemente tem o rabo preso

O que está acontecendo com Hollywood?

O Guia do Game Designer de Bons Costumes

Os mais terríveis instrumentos de tortura usados pela Inquisição em nome da religião

Série Hunter Thompson: Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

O Vaticano que acoberta sua própria sujeira

Disney compra a Marvel… ou o Mickey pode começar a soltar teias

A declaração de amor mais linda de todos os tempos

Voz do Além

[Resenhas de filmes]

Five Hot Stories For Her e a Pornografia Feminina

(Crepúsculo) Lua Nova / Eclipse

Onde Vivem os Monstros

Moon

Distrito 9

Zombieland

[Outras matérias]

Acho que o verdadeiro motivo da Guerra do Afeganistão apareceu: 1 trilhão em minerais

Glaspost #9 - A Fortaleza Vermelha

[Blog Action Day] Paul Watson - O Ecopirata

Espiões (russos) na América! Relembrando os velhos tempos

A Chacina Colateral e o dia de tablóide da Wired

Mais um “missão cumprida” no sangrento currículo israelense / A Imprensa e os Crimes de Israel

Glaspost #8 - Os Senhores da Guerra

Harry Potter vs Crepúsculo: o Embate Definitivo (esse é recorde de comentários na história do NSN)

 

Black Hole - Esse texto não é meu, mas realmente o recomendo!

 

Não é porque os textos são meus, mas recomendo que os leia. Tenho certeza que as melhores coisas que escrevi na vida estão no NSN, onde não recebi qualquer incentivo financeiro (onde trabalhava anteriormente, recebia muito bem, mas nunca escrevi nada de que gostasse) ou de qualquer outra espécie. Acho que isso quebra um pouco a Teoria do Behaviorismo, proposta dor Ivan Pavlov, que dizia que cães (e seres humanos) tinham seus comportamentos guiados por punições e recompensas físicas (biscoitos pros cachorros e dinheiro pra gente, por exemplo). Tudo bem que essa teoria é considerada ultrapassada, mas só queria citá-la para vocês saberem (ou lembrarem) como cientistas já interpretaram coisas como paixão e força de vontade sem limites.

Enfim, que venha o quarto ano. Continuamos sem qualquer planejamento, mas tenho certeza que será ótimo. Agradeço profundamente a todos vocês por sempre estarem aqui, nos prestigiando, comentando, retwittando, criticando, questionando e espalhando nossa mensagem corrosiva por aí. Indiquem algum texto que vocês gostem aí nos comentários, e se os outros autores quiserem postar links dos textos preferidos escritos por eles, a hora é essa!

Ah, semana que vem teremos uma promoção: sortearemos um pôster exclusivo feito da primeira capa da Mob Ground.

 

Abraços

É NOZES!

16 Comentaram...

Josi Woodstock disse...

Parabéns NSN pelos três anos e pela qualidade do blog que encanta leitores como eu, que acima de tudo busca a verdadeira liberdade de expressão desprezando os moralismos fúteis que podem ser vistos por aí, seja na TV ou jornais e revistas de renome.
Sinto-me realizada por ter um texto meu publicado aqui, fazendo parte, ainda que esporadicamente, de uma equipe de escritores que acima de tudo preza pela qualidade de uma escrita livre e com conteúdo.
Que venha o quarto ano NSN. Yeah!

Sr.Elton disse...

Queria agradecer ao NSN, de forma emocionada até, eu diria, pelas belas análises sobre filmes e HQs que vocês fazem, afinal eu não teria conhecido Primer o filme que se tornou o meu sci fi preferido se não fosse por aqui, e também não teria conhecido Jodorowski e outros "Dez Filmes Mais Insanos"; aprendi a ter um senso crítico mais apurado com as matérias do Voz do Além. Enfim, só tenho de agradecer e desejar parabéns ^^

Leonardo disse...

Parabéns ao blog. Realmente muito bom.
E o melhor é que eu consigo acessar daqui do meu trabalho. Sempre estou lendo as matérias, principalmente as colunas Liberdade, HyperEspaço, Filmes e Geopolítica.

Mais uma vez parabéns.

Abraços.

Vinicius Cabral disse...

AH!MULEKE!

Parabéns pelos 3 anos e vida longa (mesmo que menos frenética) ao NSN!

Grande abraço!

Teilor disse...

Como leitor do NSN sinto que tenho que agradecer ao autores por estes três anos de blog. O NSN é uma oásis de qualidade no meio de um mar de blogs kibadores, sem criatividade, plagiadores de blogs gringos.

O NSN é sem dúvida o melhor blog nerd em português que existe hoje. Que tal começar um podcast neste quarto ano? Adoro podcasts, acho eles uma forma diferente e muito eficaz de disseminar conteúdo; mas essa é apenas uma sugestão de um leitor assíduo.

Chaves Papel disse...

Primeiramente parabéns pelos 3 anos de NSN!

Eu nem lembro como foi que eu descobri o blog, quer dizer, eu acho que foi através do antigo colaborador Murilo, enfim, ainda bem que eu descobri.

Com críticas, dicas, debates...O NSN é o melhor blog do Brasil!

Tive a oportunidade de conhecer o VozdoAlem lá na Campus Party, uma cara muito gente boa! Até ajudei ele a andar por São Paulo durante a ErotiKaFair... hahaha

Só faltou você digulgar os ganhos milhonários destes 3 anos para entrar na lista 10, dos blogueiros mais ricos...

Sucesso no 4º ano do NSN e também pra o 1º da Mob Ground!

Agora eu tenho que ler estes artigos dai de cima!

Carlos Flies disse...

Parabéns ao NSN! Os posts de vocês influenciam muito minha vida de forma positiva. Quanta coisa não aprendi com vocês? Quantos filmes, HQs e livros já não tive a oportunidade de conhecer graças a esse blog? Fonte de informação rica e sincera. Fico feliz por esses três anos e estimo por muitos outros. Parabéns pelo bom trabalho e continuem assim!
Dica: não se preocupem tanto com quantidade, as pessoas leem o blog uma vez, mas só voltam por causa da qualidade (que até agora tem de sobra!)

Abraços!

nuvensdemetal disse...

Andei dando uma olhada em blogs, a grande maioria trata muito do Hype e esquecem de coisas fundamentais como o que poderia acontecer com a humanidade. E vi esse blog http://nuvensdemetal.blogspot.com/2010_08_01_archive.html e achei muito interessante o que esse camarada pensa sobre o que está por vir. Gosto muito do NSN e tenho sentido falta de mais textos, mas não posso deixar de dizer que a qualidade das postagens estão excelentes, abraços.

Panthro disse...

Bom, antes de tudo parabéns. E eu não consigo acreditar que Felipêra e Voz do Além são a mesma pessoa. Sei que são, mas pensei durante tanto tempo como se fossem pessoas diferentes que não me acostumo à idéia.

Eu adoro o Nerds Somos Nozes. É um dos meus blogs favoritos. E do seu gênero é o único do qual eu tornei a leitura um hábito. Eu sempre vi o NSN como um blog de textos imensos, densos, intensos e alguma outra coisa pra fazer uma rima bonita. Isso não é comum na internet, infelizmente.

Os jornais logo que começaram a trabalhar com internet colocavam textos grandes, mas perceberam que ninguém lia. O que eles não entenderam é que as pessoas não liam, não porque os textos eram grandes, mas porque as notícias eram irrelevantes.

A notícia morreu. Hoje vc entra num site, lê as manchetes e se sente tão informado quanto se ler a notícia, porque vc pode fazer isso o tempo inteiro e ter a ilusão de estar participando de alguma coisa que não muda em nada a sua existência. Você não precisa comprar a revista da semana pra ler em detalhes o caso da Eloá, Isabella, Joana ou sabe deus que caso de menina morta que a mídia esteja atrás na busca de comover o público. Basta ler as manchetes, os tweets...

Entretanto, existe um outro público que não tem essa tara de saber das coisas antes de todo mundo. Até pq normalmente essas novidades não dizem respeito à vida de ninguém, as coisas mais relevantes viram notícia em pouquíssimos jornais (tipo o jornal local de SP). Este público não se importa se o assunto é novo ou velho, mas se ele é interessante. Se as manchetes são tweets, o jornalismo pra este público são como os fóruns. Esse público gosta de raciocínio coerente, argumentos bem postados e da participação que uma coluna numa revista não permite.

Esse é o público no NSN. As pessoas que vêm aqui não estão atrás das novidades do mundo pop. Até pq tem um monte de blogs por aí que são muito mais ágeis que o NSN. O povo vem aqui porque os textos são bem escritos, relevantes, te fazem pensar.

Enfim, tudo isso apenas pra dizer: Não se cobre por colocar posts todos os dias. Um post bem-feito por semana é muito melhor do que sete posts rasos. Com os colaboradores (e aproveito pra parabenizar o cara que escreve sobre vídeo-game, eu não jogo e já li várias resenhas só porque são muito legais) fica bem mais fácil manter a quantidade de posts, mas se ela for prejudicada, paciência. Qualidade é mais importante.

Panthro disse...

Ódio, ódio, ódio!!! Escrevi um comentário enorme e o computador comeu ele!!

Bom, parabéns! Continuem assim!

Ódio, ódio, ódio!!

Rafael Martins disse...

Parabéns pelo ótimo blog, dos mais constantes em minhas leituras.

O conteúdo é bem democrático, pegando todas as áreas de interesse nerd (ou não) com grande qualidade e versatilidade.

Parabéns e "que a Força esteja com vocês proporcionando vida longa e próspera".

P.S.: Transmetropolitan é demais.

Aleatório disse...

Parabéns,

Eu devo acompanhar o pessoal aqui a um pouco menos de dois anos (eu me lembro do ultimo aniversário xD) e cada vez mais eu adoro ler os posts, mesmo que eles tenham uma frequência reduzida.

Mesmo não acreditando que o felipêra e o voz são a mesma pessoa, eu adoro o texto de ambos (eu continuarei tratando os dois como seres diferentes xD).

No mais, eu espero que a qualidade continue sempre melhorando, bem como desejo sucesso aos membros do NSN e colaboradores. Só achei estranho o fato de não haver nenhum especial de aniversário.

xD

PARABÉNS xD

Filipe disse...

vixi... é o mlehor blog cara... certeza absoluta....
logo vc ficar rico se continuar postando essas materias sensacionais eheheh
abraços

Moziel T.Monk disse...

Acompanho vocês desde o início do ano passado assiduamente, mesmo não comentando com tanta frequência. Ao contrário da maioria dos blogs ditos "nerds", que publicam mais releases, hypes e besteirol que TODOS publicam, vocês fazem questão de produzir material original e com um espectro de interesse bem amplo, mesmo considerando o universo nerd. Mesmo não concordando sempre com as posições do Voz do Além/Filipera, gosto muito de seus textos. Parabéns e que o blog tenha vida longa e próspera. E não se preocupem com a frequencia de postagem, pois tenho certeza que os leitores preferem qualidade a quantidade. Abraços!

Panthro disse...

Opa, não comeu! Me acalmei agora.

T. Mileto! disse...

Tenho bastante respeito e afeto por esse blog. haha
Tem conteúdo de todos os gostos para o público nerd, acho que esse é o diferencial dele.
Por isso frenquetemente dou uma visitada para ver as novidades e, quando possível, tento colaborar com comentários ou afins.
Enfim.. Vida longa ao NSN.
[]'s.

Postar um comentário

Mostre que é nerd e faça um comentário inteligente!

-Spams e links não relacionados ao assunto do post serão deletados;
-Caso queira deixar a URL do seu blog comente no modo OpenID (coloque a URL correta);
-Ataques pessoais de qualquer espécie não serão tolerados.
-Comentários não são para pedir parceria. Nos mande um email, caso essa seja sua intenção. Comentários pedindo parcerias serão deletados.
-Não são permitidos comentários anônimos.


Layout UsuárioCompulsivo